domingo, 9 de novembro de 2014

Azevedo 060832


Empresa:Trans Azevedo
Cidade:Santarém-PA
Prefixo:060832
Linha:Área Verde
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Torino 2007
Ano:2008
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Foto:Tarcísio Schnaider
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Arsenal AA-31822


Empresa:Transportadora Arsenal
Cidade:Belém-PA
Prefixo:AA-31822
Linha:318-Arsenal
Carroceria:Neobus
Modelo:Mega 2006
Ano:2009
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Foto:Wagno da Silva
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Arsenal AA-31821


Empresa:Transportadora Arsenal
Cidade:Belém-PA
Prefixo:AA-31821
Linha:318-Arsenal
Carroceria:Neobus
Modelo:Mega 2006
Ano:2010
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Foto:Thiago Moreira
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Santa Edwiges 020644


Empresa:Transportes Santa Edwiges
Cidade;Santarém-PA
Prefixo:020644
Linha:Nova República/Rodagem
Carroceria:Ciferal
Modelo:Citmax
Ano:2006
Chassi:Volkswagen 15.180EOD
Foto:Clay Mendonça
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Desenho Reformado

Rio Guamá AP-91214


Empresa:Viação Rio Guamá
Cidade:Belém-PA
Prefixo:AP-91214
Linha:912-Castanheira/Pátio Belém
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Senior 2005
Ano:2010
Chassi:Mercedes Benz LO-915
Foto:Caio Ferreira
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Forte AF-98510


Empresa:Viação Forte
Cidade:Ananindeua-PA
Prefixo:AF-98510
Linha:985-40 Horas/Ver-o-Peso
Carroceria:Ciferal
Modelo:Citmax
Ano:2005
Chassi:Volkswagen 17.210EOD
Foto:Éder Assis
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Vialoc BJ-87304


Empresa:Vialoc
Cidade:Marituba-Pará
Prefixo:BJ-87304
Linha:873-Icoaraci/Presidente Vargas
Carroceria:Comil
Modelo:Svelto 2012
Ano:2014
Chassi:Volkswagen 17.230OD Powered by MAN
Foto:Wagno da Silva
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Fetransrio: Comil lança o Novo Campione 3.25 2014


A fabricante de carrocerias de ônibus Comil lançou na Fetransrio 2014, evento que ocorreu entre os dias 5 a 7, quinta e sexta-feira dessa semana, no Rio de Janeiro, a nova versão do seu ônibus que é o “produto de entrada” do seu portfólio de modelos. Trata-se do novo Campione 3.25, que ganhou uma nova roupagem. Com ela, readequação no design e repaginação interior para tornar o produto mais competitivo para disputar mercado nos segmentos de fretamento e das linhas rodoviárias regulares intermunicipais e interurbanas. Confesso que esperava uma remodelação maior, com layout com mais mudanças em relação ao atual Campione 3.25.

Não mudou o que se esperava, partir para uma mudança profunda, tipo o que mudou a Marcopolo quando deixou de fabricar a Geração 6 e lançou a Geração 7. Há no novo Campione 3.25 elementos de design que são familiares aos ônibus que disputam o segmento de fretamento e linhas rodoviárias regulares de pequenas distâncias. O release distribuído pela Comil a imprensa dá ênfase a componentes funcionais que tem como premissa dar mais conforto aos passageiros e ao motorista. Um pouco do semblante dos irmãos maiores, Campione HD e DD, também foram incorporados. O objetivo, segundo a Comil, é proporcionar atributos que satisfaçam os passageiros, condutor, equipe de manutenção e empresários.

Um outro ponto positivo do novo Campione 3.25, que deve ser estendido aos irmãos 3.45 e 3.65 em breve é a continuidade do design diferenciado. Sim, a Comil não aderiu a pasteurização e a mesmice, onde um copia o outro e/ou segue a mesma tendência, de fabricar carrocerias idênticas, com diferenciações reduzidas. Tudo começou com a Irizar em 1998. Levou alguns anos, mas em 2009 a Marcopolo, ao lançar a sua Geração 7 de novos rodoviários, adotou o design externo extremamente semelhante aos Irizar. Parou por aí? Não. A Mascarello seguiu as mesmas diretrizes de linhas e até a Neobus. Resultado: pra quem não conhece o produto não há como diferenciar quem é o fabricante.

Dessa mesmice de projeto, de layout externo, outros fatores podem se somar. Como, por exemplo, o passageiro pensar que está embarcando em um ônibus novo e se equivocar, pois o carro já tem 6 a 9 anos de estrada. É tudo igual, somente busólogos conseguirão identificar o ano e carroceria. Da pasteurização também outro fator surgiu com o agravante de ser prejudicial ao usuário. A substituição de modelos pesados, trucados Midle Decker (MD) e High Deck (HD) por modelos semipesados, as carrocerias toquinho, 4 x 2. Das quais a presença mais maciça nas estradas e rodoviárias é o Marcopolo Paradiso 1050 G7. É até enjoativo.



Mesmo com as poucas alterações visuais que a princípio se observa, a Comil garante que o novo 3.25 vai proporcionar redução no consumo de combustível, pois a sua curvatura frontal é mais acentuada e pela redução no peso do conjunto estrutural. Tomara que essa redução não tenha se dado pelo uso excessivo de componentes plásticos no revestimento interno e que pode resultar em maior trepidação e diminuição da capacidade de absorção de ruídos externos. Eles garantem que a tradicional durabilidade dos ônibus Comil foi mantida no novo projeto. E vão além, ao mensurar que a redução de custos operacionais também está presente no novo Campione. Para quem tiver mais unidades da marca na frota, inclusive irmãos maiores, 3.45, 3.65, HD e DD, é possível a intercambialidade de peças. Disso resulta redução do passivo imobilizado em peças no almoxarifado, o que não acontece quando diversos modelos de ônibus fazem parte da composição. Entre as peças que permitem esse uso estão as janelas, lanternas de sinalização, faróis e componentes da iluminação interna.

A nota distribuída a imprensa ressalta outras virtudes do 3.25, como o novo conjunto de painel modularizado e o novo sistema de abertura do capô, que facilita o trabalho de verificação e manutenção. O sanitário segue o padrão de elegância adotado nos irmãos maiores, HD e DD. Os conjuntos óticos seguem legislação internacional sobre iluminação e visibilidade, utilizando, inclusive, “Daytime Running Light (DRL)”, que aumenta a visibilidade do veículo durante o dia. Outra citação diz que foi ampliada a largura interna do ônibus. Será que passou de 2,40 para 2,50 metros? Outros destaques são os acabamentos internos em polímero e o novo sistema de iluminação do salão de passageiros em Led.

Para um ônibus de entrada, destinado a viagens rápidas em percursos de curta distância, há ainda atrativos que fazem parte do cardápio de opções, como geladeira, cafeteira, bebedouro, áudio, vídeo, telas de TV e sistema “dual zone”. O novo conjunto de painel modularizado e o novo sistema de abertura de capô facilita a reposição de peças. Além disso o sanitário traz a elegância dos sanitários dos modelos DD e HD, propiciando maior facilidade na limpeza. O porta-pacotes e todo o ambiente interno possuem novo sistema de iluminação em Led, que tornam o interior do veículo mais sofisticado. Os novos acabamentos internos em polímero concedem maior leveza ao conjunto e melhor qualidade.


Quanto as opções de chassi para encarroçamento do Campione 3.25 estão os MAN Latin America VW 17.230 OD 4 x 2; Mercedes-Benz OF-1721 4 x 2 e OF-1724 4 x 2; Volvo B270F Urbano. É o que diz o release. Mas creio que faltou mensurar que essa mesma carroceria pode ser montada ainda sobre os chassis Agrale MA 17.0; Iveco S170; VW 15.190 OD 4 x 2; VW 15.190 ODR; VW 17.260 OD; MB OF-1519 4 x 2; MB OF-1721 L 4 x 2; MB OF-1724 L 4 x 2; Scania F 250 4 x 2. Como se vê, sempre releases redigidos por quem até conhece do ofício de redigir matérias, mas que deixa a desejar quanto as especificações técnicas do assunto abordado.

Azevedo 060833


Empresa:Trans Azevedo
Cidade:Santarém-PA
Prefixo:060833
Linha:Ica-Urumari
Carroceria:Marcopolo
Modelo:Torino 2007
Ano:2008
Chassi:Mercedes Benz OF-1418/52
Placa:KQR-1021
Foto:Clay Mendonça
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Gatusa 7 6039


Empresa:Viação Gatusa Transportes Urbanos
Cidade:São Paulo-SP
Prefixo:7 6039
Linha:6414-10 - Socorro/Term. Bandeira
Carroceria:Caio
Modelo:Millennium III
Ano:2011
Chassi:Mercedes Benz O-500U 1826/59
Foto:Roberto Teixeira
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Transkuba 7 7882


Empresa:Transkuba Transportes Gerais
Cidade:São Paulo-SP
Prefixo:7 7882
Linha:647P-10 - Cohab Adventista/Term. Pinheiros
Carroceria:Caio
Modelo:Millennium III
Ano:2014
Chassi:Mercedes Benz O-500U 1826/59 Bluetec 5
Foto:Fábio Ramos
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter

São José 442


Empresa:São José Transporte Urbano
Cidade:Fortaleza-CE
Prefixo:12442
Carroceria:Neobus
Modelo:Mega Plus
Ano:2014
Chassi:Mercedes Benz OF-1519/52 Bluetec 5
Foto:Amós Mattos
Desenho:Jefferson Willian
Alterações e Pintura:Lucas Welter

Transkuba 7 7869


Empresa:Transkuba Transportes Gerais
Cidade:São Paulo-SP
Prefixo:7 7869
Linha:647P-10 - Cohab Adventista/Term. Pinheiros
Carroceria:Caio
Modelo:Millennium III
Ano:2014
Chassi:Mercedes Benz O-500U 1826/59 Bluetec 5
Foto:Thiago Brandão
Desenho:Mailson Amâncio
Alterações e Pintura:Lucas Welter