segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleições 2016:João Doria(PSDB) é eleito prefeito de São Paulo

João Doria, do PSDB, foi eleito neste domingo prefeito de São Paulo para os próximos quatro anos. O resultado saiu às 20h34, com 96,48% das urnas apuradas. Ao final da apuração, o tucano tinha 3.085.187 votos, o que corresponde a 53,29% dos votos válidos. Doria é o primeiro prefeito de São Paulo eleito em primeiro turno desde 1992, quando as eleições passaram a ter dois turnos. Ele vai tomar posse em 1º de janeiro de 2017.

Apesar do resultado já definido no primeiro turno, a votação também foi marcada pelo alto índice de votos brancos (5,29%), nulos (11,35%) e de abstenções (21,84%), que juntos somam 38,84% do eleitorado de 8.886.324 pessoas aptas a votar.
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador e a votação para prefeito por zona eleitoral)
 
A vitória de Doria confirma a aposta do governador Geraldo Alckmin em sua figura como candidato. Doria se impôs sobre outros nomes do PSDB, e em uma campanha de 45 dias saiu da faixa de 5% na primeira pesquisa para vencer no primeiro turno, derrotando três candidatos que já foram prefeitos: Fernando Haddad, Marta Suplicy e Luiza Erundina.

Em entrevista coletiva após o anúncio de sua vitória, Doria afirmou que vai governar “para todos” e que vai “modernizar a cidade”.

“A todos vocês que acreditaram em mim, muito obrigado. E aos que não votaram também quero agradecer, porque vou governar para todos. Quero muito o apoio das pessoas, o apoio dos jovens. Vamos fazer uma gestão com muita juventude, para modernizar a nossa cidade, colocar São Paulo no plano digital, colocar São Paulo no posto que ela perdeu anos atrás. São Paulo não é dos paulistas, São Paulo é de todos os brasileiros.
O prefeito eleito também voltou a dizer que é gestor, não político. ”Assim vou fazer à frente da Prefeitura, sem desrespeitar os políticos e nem a política. Mas eu sou um gestor. O que São Paulo precisa neste momento é de um administrador”, declarou a jornalistas.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário